sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

X-MAL DEUTSCHLAND



Um expoente da chamada Neue Deutsche Welle. Pioneiras da primeira onda do gótico alemão. Um grande nome do pós punk mundial. Além disso, o som marcante e o vocal inconfundível não deixam dúvidas: estamos falando de Xmal Deutschland! 

O grupo nasceu em 1980, na cidade de Hamburgo - Alemanha. O nome foi inspirado no livro homônimo de Rudolf Walter Leonhardt (o livro é um tratado sociopolítico da Alemanha dos anos 50). A formação inicial da banda contava exclusivamente com garotas: Anja Huwe (vocal), Manuela Rickers (guitarra), Fiona Sangster (teclados), Caro May (bateria) e Rita Simon (baixo). Em comum entre elas estava a raiva, a resignação e a sede de expressão típicas daqueles anos, além da inexperiência musical e os gostos musicais semelhantes.

"Tudo começou em 1980 porque todos nossos amigos estavam em bandas punk."
Anja em uma entrevista para o site Post-Punk.com. 

Naqueles tempos, a vocalista Anja dividia um apartamento na Alemanha com uma galera que incluía membros do seminal grupo de experimental-industrial Einstürzende Neubauten e a notória Christiane F (aquela mesmo do livro/filme), cada um deles buscando um caminho, identidade, aventura e relevância sociocultural.

O primeiro single "Schwarze Welt" (Mundo Negro em alemão), foi lançado em 1981 pela pequena gravadora alemã ZickZack Records. São três faixas matadoras, com um som enérgico, intenso e uma atmosfera opressiva cheia de paixão e desespero. O uso de sintetizadores dá um toque eletrônico ao pós punk do grupo e a emblemática voz de Anja Huwe funciona como um instrumento que amarra todos os outros. Excelente estreia!


O clássico primeiro registro: Schwarze Welt!


A formação inicial, só com garotas.
Manuela Rickers, Caro May, Rita Simon, Fiona Sangster e, agachada, Anja Huwe.


Pouco depois, a baixista Rita Simon deixaria a banda, sendo substituída por Wolfgang Ellerbrock. A baterista Caro May também sairia para a entrada de Manuela Zwingmann.

Praticamente ignorados em sua terra natal, o grupo - mesmo cantando em alemão - despertou muita atenção na Inglaterra. O lançamento do primeiro EP "Incubus Succubus" (1982), impulsionou ainda mais a banda. A faixa Incubus Succubus, com sua temática mística e obscura (Incubus e Succubus são demônios que durante a noite se alimentam sexualmente da energia dos humanos) tornou-se um pequeno hit do underground e catapultou o Xmal como uma das novidades mais adoradas pelos amantes do gothic rock e pós punk. 


Wolfgang Ellerbrock, Manuela Rickers, Manuela Zwingmann, Anja Huwe e Fiona Sangster.


Fizeram uma impressionante turnê com o Cocteau Twins e logo foram procuradas por muitas gravadoras. Assinaram com a 4AD - o emblemático selo alternativo que lançou vários grandes nomes do pós punk.



Seu tormento é meu desejo
Meu amor é sua morte
A noite quando você dorme eu estou vivo
Meu berço é a sua sepultura
Eu irei te matar
(Qual)

Em 1983, foi lançado o aguardado primeiro álbum: Fetisch. Apresentando faixas inesquecíveis como QualYoung Man, Orient, Hand In Hand e Boomerang, é mais um clássico imprescindível do pós punk. O contraste entre a fúria e a agressividade das músicas e as letras soturnas definiram o X-Mal como um dos grandes nomes do gótico. No mesmo ano saiu também o single de Qual, em uma maravilhosa versão, estendida e dançante; e também o single de Incubus Succubus II - uma nova versão da música que se tornaria presença obrigatória até os dias de hoje em qualquer festa gótica.

A baterista Manuela Zwingmann deixaria a banda depois de um ano, sendo substituída por Peter Bellendir. Ela chegaria a participar brevemente do All About EveA nova formação da banda com Anja Huwe, Manuela Rickers, Fiona Sangster, Wolfgang Ellerbrock e Peter Bellendir seria a mais duradoura da trajetória do Xmal Deutschland.





Vida e Morte
Sol e Lua.
Frio e Calor
Negro e vermelho
Corpo e Alma
Amor e Caos
Desperta novas vidas para minha tarefa
(Incubus Succubus II)


O segundo disco, Tocsin, foi lançado em 1984. Com os destaques Mondlicht, Eiland, Augen-Blick, Nachtschatten e a finalmente lançada em um álbum Incubus Succubus II, mantém a qualidade do trabalho anterior, mas pode-se notar uma produção mais refinada e uma atmosfera gótica mais saliente. A essa altura, Anja "disputava" com Siouxsie o posto de "rainha gótica", tamanha era a popularidade do Xmal. Esse disco também rendeu a primeira turnê pela Europa e América. 



Por tempo determinado
Espetacular
E nas avenidas
 eles celebram o jogo
Sobre a devoção ou a morte
(Matador)


Nessa época, inúmeras tentativas foram feitas para seduzir Anja a seguir carreira solo. Anja: "Eu sou a vocalista, eu sou apenas parte da banda. Sem a banda eu não sou ninguém." Uma curiosidade é que Anja chegou até mesmo a ser procurada para ser uma possível substituta de Bjork nos Sugarcubes. 

Devido discordâncias com a 4AD, o grupo deixou a gravadora e criou seu próprio selo: XILE. O single Matador, lançado em 1986, se tornou o maior sucesso da banda, alcançando o topo das paradas alternativas.

Em 1987, lançam o terceiro álbum Viva. Talvez o álbum de maior sucesso do grupo, é um disco menos furioso e caótico que os álbuns anteriores (mas não menos melancólico), apresentando elementos da new wave e com muitas composições em inglês. Aqui o Xmal encontrou um meio termo entre o underground e o comercial, de uma forma que não prejudicou a essência do grupo. Destaque para Matador, Eisengrau, Morning (um poema musicado de Emily Dickinson), Manchmal e PolarlichtMas após a turnê de divulgação, Manuela, Fiona e Peter deixaram o grupo. Essa debandada seria o início do fim...



A vida é uma selva
Então todo mundo sabe
Nós ganhamos e perdemos
Assim que funciona
É apenas um jogo - sempre igual
Nós lutamos por amor e lutamos em vão
Mas o que é o inferno - alguém pode dizer?
(When Devils Come)


O álbum Devils foi lançado em 1989 pela gigante Polygram. Rendida as pressões, Anja agora cantava todas as faixas em inglês. Musicalmente, o grupo se afastava do pós punk e do gótico dos primeiros trabalhos e ficava mais palatável, as vezes ensolarado e se aproximando de um som comercial. Apesar de não ser o nosso estilo preferido, ainda é possível destacar algumas músicas inspiradas como When Devils Come, Dreamhouse e I Should Have Known. Mas esse seria o último disco do Xmal. Jogados aos cruéis ditames e exigências do mainstream, o grupo não sobreviveria por muito tempo.


Anja seguiu carreira nas artes plásticas.

E assim, um grupo que falava tão bem o espírito da Guerra Fria, expressando todo o medo, a angustia e a raiva inerentes ao seu tempo, cairia melancolicamente junto com o Muro de Berlim. Entretanto, tempos depois, seriam venerados e eternizados no underground, como um dos grandes nomes mundiais do pós punk e do gothic rock.




Fontes:
4AD - Site
Gothic Rock Black Book - Livro
Post-Punk.com - Site
Wikipedia - Site



ÁLBUNS DISPONÍVEIS:




7 comentários:

  1. Adorei o site, a proposta de falar sobre esse estilo é ótima!

    ResponderExcluir
  2. Que blog maravilhoso!! Adorei!! Por que não continua com as postagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Parx. Valeu o apoio!
      Foi um ano bem corrido, mas esperamos retomar em breve, fique de olho! ;)

      Excluir
  3. genial. gracias por el aporte
    Saludpos desde chile

    ResponderExcluir
  4. Parabéns para os responsáveis desse site. Ótimo trabalho. A matéria está bem explicada, com começo, meio e fim. Completa.

    ResponderExcluir
  5. thank you - grazie mille - Moltes Gracie

    ResponderExcluir